O bloqueio não criativo

“There’s a secret that real writers know that wannabe writer’s don’t and the secret is this: It’s not the writing part that’s hard. What’s hard is sitting down to write. What keep us from sitting down is Resistance”.

Steven Pressfield, The War of Art

O propósito é de escrever toda semana, ao menos uma vez nela. Contudo, parar e fazer isto mostrou-se um tanto difícil nos últimos 10 dias. Além da falta de assunto específico constante, praticamente o tema deste blog, não organizar minha rotina em horários específicos para tais coisas têm matado todos os meus hábitos.

Geralmente o período que antecede uma viagem é turbulento. É como se fosse o sprint final para um período sem preocupações maiores do que saber qual o ponto turístico a ser visitado amanhã. E, sentar de qualquer jeito, escrever qualquer coisa e publicar não é meu objetivo aqui no blog. O modelo ideal seria sentar em um café a tarde e, entre um espresso e outro, alguns parágrafos sobre o que eu conversaria com alguém se não fosse meu computador na minha frente. Ok, sabemos que isto não vai acontecer. Mas também não significa que eu queria fazer um post apressado sobre qualquer coisa só porque eu disse pra mim que pelo menos uma vez na semana, Matheus.

Depois de muito pensar sobre, essa seria exatamente a pauta daqui: a ausência dela. Melhor do que pensar sobre o que falar seria como falar, tornar o cotidiano interessante, observável. Pode ser um querido diário, ou meu ponto de vista sobre a influência ou não das usinas hidrelétricas do Madeira sobre a cheia história de Porto Velho em 2014 (eu chego lá).

Agora, às vésperas de mais uma viagem, quero me propor a falar um pouco sobre o que me salta aos olhos no Canadá. E, para isto, penso em utilizar diversos recursos, porque vi que as fotos que fiz em março de 2018 por si só não contaram toda a história. Talvez aqui caibam relatos mais fiéis aos pontos de vistas observados por lá. Talvez vídeos, em um canal do Youtube, como miniclips ou vlogs, não sei. Novamente, quando pensei no blog, pensei na ideia de aprender um pouco sobre mídia digital, e explorar os recursos possíveis: textos, imagens, vídeos, áudios (por que não?). Ainda não parei para ver um layout apropriado para a página, e a ideia de não ter criado um logotipo me incomoda diariamente. Mas, ao mesmo tempo, tenho reparado em logos, fontes, cores e tenho certeza que meu inconsciente está se encarregando disto.