O barulho que precede o embarque

Senhoras e senhores, passaremos por uma zona de turbulência antes de iniciar suas férias. Apertem os cintos.

Se Copérnico e Galileu tivessem descoberto que o mundo, na verdade, não gira em torno do sol, mas sim em torno de mim, talvez eu tivesse agora procurando indícios que tudo isso não é mais de que uma pegadinha de mau gosto.

Se a vida fosse uma senoide, talvez eu estivesse logo depois de um ponto de inflexão negativo, rumo ao marco zero e, aí sim, desfrutar de um período positivo.

Se a vida fosse uma música, esse seria o acorde de tensão.

Pausa dramática

Durante um bom tempo, acreditei fielmente que a 3ª Lei de Newton – aquela da ação e reação – se aplicava também aos que decidiam tirar férias. Era como se a vida não quisesse descanso e ensinasse que, quando você opta por contrariar as regras do mundo, dever pagar por isto trabalhando mais no período anterior às férias. Como se o mundo fosse um empregador mau que exigisse que, durante seu período de folga, você anteriormente deva compensar trabalhando mais. Demandas que aparecem do nada. Probleminhas que passam para dizer um “oi sumido”. Complô.

Depois passei a pensar que é apenas questão de ponto de vista: a roda não para. As demandas não diminuirão só para que você saia de férias. A vida, neste ponto, é um carrossel, e se você está se sentindo enjoado, pule e depois volte, ou perderá a brincadeira.

O fato é de que eu tiro férias para descansar, mas me canso viajando. Sempre viajo exausto, mas em êxtase, então não consigo dormir no voo. Além disto, pães de queijo de aeroportos exigem cafés e o ciclo vicioso se estende para cá. Ligado no 220v, tomo café porque estou de férias e não desligo por causa da cafeína, e quando chego ao meu destino quero aproveitar cada minuto.

Minhas últimas férias acumulam uma média incrível de 18km de caminhadas por dia. Há muito o que se ver e pouco tempo por lá, então durma quando estiver em casa. O hábito de fracionar o mês de férias em dois períodos de 15 dias sempre me fez viajar na madrugada do primeiro dia e voltar na noite do último. O resultado é algo silencioso, porque se dito em voz alta atrairá olhares tortos e muitos cansado?-mas-você-acabou-de-voltar-de-férias.

A esta altura você deve estar pensando que tudo isso não passa de um white people problem, como dizem por aqui na internet, de um problema que não é bem um problema, da sorte que tenho em poder tirar férias e viajar. E é. Esse texto é só pra dizer que estou feliz porque vou viajar. Porque cansado eu sempre estou. E trabalho sempre há.